Livros

O AMANTE JAPONÊS

23:31,5 Comments


Publicado pela Editora Bertrand Brasil, o mais recente romance da escritora chilena Isabel Allende, O Amante Japonês, nos presenteia, em tempos de amores tão fugazes e efêmeros, com uma história onde "a paixão é universal e eterna através dos séculos."

A narrativa, construída com riqueza de detalhes das características íntimas dos personagens e suas rotinas, e maravilhosas imagens, abrange a irremediável ação do destino, além de estabelecer um paralelo entre o amor do passado, vivido em situação conflituosa, com os confeitos que afligem às relações afetivas modernas.

Alma Mendel, personagem principal, é uma imigrante polonesa no EUA, na década de 40. Uma mulher acovardada diante da hipocrisia de uma sociedade fragilizada pelos eventos da 2ª Grande Guerra, mas que, à sua maneira, encontra formas de viver sua grande paixão, que perdurou por quase 70 anos.

O amante japonês é Ichimei Fukuda, filho do jardineiro da  casa da família de Alma. Sofre, com seus parentes, a retaliação causada pelas agruras da guerra. É sensível, dedicando a Alma seus sentimentos mais profundos, embora tenha dado continuidade a sua vida prática.

A trama é alinhavada por dois personagens secundários: Irina, uma jovem com grandes traumas emocionais, e Seth, neto de Alma. Os dois desenvolvem uma amizade e juntos desvendam os mistérios que envolvem o caso de amor.

O livro aborda temas atuais como a homossexualidade, abandono, redenção, racismo e envelhecimento com leveza, apontando alternativas harmoniosas para os relacionamentos. Numa mensagem ao leitor de que, havendo amor, sempre haverá solução.

O amor é um tema da preferencia de Isabel Allende em seus romances, mas em O Amante Japonês, ele instiga a analisar o tamanho de sua força devastadora, frente aos obstáculos que a vida nos surpreende.

A leitura deste livro significou para mim, momentos de intenso prazer; não queria parar de lê-lo, pois desenvolvi uma espécie de torcida por cada personagem! O final, grandioso, me deixou esperançosa.


  • Autora: Isabel Allende
  • Título original: El amante japonés
  • Editora: Beltran Brasil
  • Encadernação: Brochura
  • Número de páginas: 294
  • Ano: 2015

NÃO SAIA SEM LER:

5 comentários:

  1. Oii Lu.. pelo que você falou, parece ser um livro que te prende e ao mesmo tempo tem uma narração de fatos pesados. Adoro livro assim. Mas vou ser bem sincera, minha lista de leitura ta TAO grande.. que vou deixar pra outra hora.. hahahahahahahah Sei que vc vai entender. Beeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Se eu quero que você me empreste? Já quero! haahaha <3

    ResponderExcluir
  3. Oláá Lu
    Eu amei esse livro, li ele no começo do ano e foi uma das minhas melhores leituras, o cenário do livro é incrível né?!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  4. Lu acho que é um livro que eu leria com prazer também, por se tratar de assuntos que eu me interesso, além do romance em si. A sua foto ficou tão linda, e parece ser uma extensão da capa do livro. Resenha de quem sabe fazer resenha. Parabéns! bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por ler a crônica, espero que tenha gostado. Deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita e conhecer seu trabalho. Apareça mais vezes, vai ser um prazer ter você como leitor(a).